CiBB classificado como Excelente na avaliação de Unidades de I&D da FCT

15/04/2025

O Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB) foi avaliado com a classificação mais elevada - Excelente" - na mais recente avaliação das Unidades de I&D realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento 2023/2024 - resultados provisórios aqui
Como resultado desta avaliação, o CiBB irá receber mais de 10 milhões de euros em financiamento para o período 2025-2029. Este reconhecimento sublinha a excelência científica do centro entre 2018 e 2023, bem como a solidez e ambição do seu plano estratégico para os próximos anos.
O CiBB reúne a experiência do CNC-UC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e do iCBR-FMUC (Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da FMUC), e, desde 2024, dos projetos Teaming MIA-Portugal (Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento) e GeneT (Centro de Excelência em Terapia Génicas).
Estruturado em torno de quatro grandes áreas de investigação - Neurociências e Doença; Metabolismo, Envelhecimento e Doença; Terapias Inovadoras; e Desafios em Cuidados de Saúde - o CiBB dedica-se a aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos das doenças e a transformar esse conhecimento em soluções clínicas e inovações tecnológicas.
Com mais de 700 investigadores, incluindo mais de 300 doutorados e mais de 220 estudantes de doutoramento, o CiBB é o maior instituto de investigação da região Centro de Portugal, integrando 38 grupos de investigação interdisciplinares. O centro tem um forte compromisso com a internacionalização, participando ativamente em projetos financiados pela FCT, União Europeia, fundações internacionais e setor empresarial. Entre 2018 e 2023, os investigadores do CiBB publicaram mais de 2.500 artigos em revistas Q1, consolidando o seu impacto científico.
O CiBB desempenha ainda um papel fundamental na formação de novos cientistas, com programas de mestrado e doutoramento altamente internacionalizados - estando envolvido em 13 programas de formação avançada.
O centro também se destaca pela forma como aproxima a ciência da sociedade. Através de ações dinâmicas de comunicação de ciência e envolvimento público, o CiBB alcançou mais de 200 milhões de pessoas nos últimos 6 anos, promovendo a literacia científica, o envolvimento cívico e a confiança pública na ciência.
O CiBB estabelece pontes entre o laboratório e a prática clínica, traduzindo ativamente descobertas científicas fundamentais em benefícios reais para os doentes. Esta missão é reforçada pela estreita colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro Académico Clínico, garantindo que a investigação se transforma em soluções concretas para os cuidados de saúde.
A transferência de tecnologia é outra prioridade estratégica do CiBB, com 23 famílias de propriedade intelectual ativas, 9 patentes concedidas e 11 spin-offs em atividade, transformando avanços científicos em inovação, propriedade intelectual, valor económico e aplicações clínicas reais.

Com este novo financiamento e reconhecimento, o CiBB reafirma o seu papel como uma força líder na investigação e inovação biomédica, a nível nacional e internacional.


Saiba mais sobre o CiBB através do livro, website e vídeo institucional.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.